terça-feira, 20 de maio de 2008

DITADURRA DA IMAGEM (2)

Sua Excelência o Presidente do Conselho, Engº José Sócrates, veio à televisão dizer que passou pelo banco de urgência de um hospital público do Porto, mas para estarmos descansados que é só uma gripezita. Quando lhe devassarem a vida privada que não se queixe.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

DITADURA DA IMAGEM

Esta vaga de governantes socialistas preza a imagem acima das ideias. É esse primado que explica a rápida e pronta aparição do 1º- ministro na sequência da bronca do cigarro durante a a viagem para a Venezuela. Os assessores de imagem de Sócrates entenderam que isso beliscava a imagem positiva e optimista que ele tenta fazer passar e por isso aconselharam o pronto pedido de desculpas públicas. O seu silêncio sobre a revisão em baixa do crescimento da economia portuguesa para 2008 também se enquadra dentro do que lhe devem ter aconselhado: só dar boas notícias. Isso explica que a má notícia tenha sido divulgada quando estava fora e por um seu ministro. Não convinha que ele ficasse associado a algo de negativo. Assim se faz a nova política de esquerda.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

A GESTÃO DE EXPECTATIVAS DO ELEITORADO

Afinal, não foi preciso esperar muito para sabermos que continuamos a divergir da UE quanto ao crescimento económico. Sócrates, lampeiro, aproveitou a desaceleração deles para reclamar a aproximação, porque, subentendia-se, a nossa economia desacelerava menos que a dos outros. Pura ilusão, veio de lá o INE e confirma o óbvio: vamos crescer menos do que o esperado e vamos desacelerar mais do que os outros. Não estamos a recuar, estamos a avançar de costas.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

MAUS EM PLANEAMENTO

Somos um país rico, razão porque desperdiçamos recursos escassos.
Uma das causas do desperdício dos dinheiros públicos reside num planeamento deficiente das obras públicas. Construimos o aeroporto de Lisboa e só agora, muitos anos depois, levamos o metro até ele. Quando tudo parecia articulado, começamos a pensar levar o aeroporto para outro lado.
Durante muitos anos, os comboios foram até à estação de Santa Apolónia, em Lisboa e o metro ficava pelos Restauradores. Gastamos milhões e milhões de euros em obra gigantesca para levar o metro a passar junto de Santa Apolónia e agora querem mudar a estação ferroviária para outro sítio. Somos fracos em planeamento, está visto.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

MAOMÉ E A MONTANHA

José Sócrates ao perceber que não conseguia colocar Portugal ao nível dos parceiros da UE quanto ao crescimento económico, resolveu, e bem, obrigar os outros a perderem velocidade e a porem-se ao nosso nível. E assim estamos mais perto da convergência.